terça-feira, 17 de novembro de 2009

Trabalho infantil



      
  No gráfico acima esta mostrando o numero de criança que trabalha em alguns do estados brasileiros.Em todos os estados ouve um aumento no percentual de crianças trabalhando exemplo em São Paulo teve um grande aumento de Setembro de 2002 a Janeiro de 2003 já teve um pequeno aumento de mil crianças a mais trabalhando já em Setembro de 2003 teve um grande aumento,estava em 29.000 para 46.000 mil crianças trabalhando somente no Brasil, um dos piores estados em estatísticas de trabalho infantil é o Tocantins.

O que a lei do Brasil fala sobre isso?


A constituição brasileira conhecida como ECA que é o Estatuto da Criança e Adolescente defende e pune as pessoas que praticam essas impunidades com essas crianças que não podem se defender, pois são muito pequenas. No estatuto da criança e do adolescente tem vários estatutos que prevê em que as pessoas que praticam isso serão julgadas e presas.

Imagem:


Mas varias vezes isso não ocorre essas pessoas não são julgadas e nem presas pois as autoridades falam que não se tem provas suficientes para essas pessoas serem presas e com isso tudo essas pessoas continuam praticando esses atos e colocando crianças inocentes em ricos e nunca serão presas.

Mas as autoridades falam que o trabalho que esta sendo feito esta dando resultado mas ao mesmo tempo elas falam que se o trabalho que esta sendo feito parar é como se nada estivesse feito.

Piores formas de trabalho infantil:

Uma das piores formas de trabalho infantil é a forma em que a criança é escravizada não podendo visitar a sua família e nem podendo parar de trabalhar quando ela quiser.

Em todo lugar quase tem uma das piores formas de trabalho infantil exemplos:

Atividade agrícola: Na direção de maquinas agrícolas.

Na produção do plantio.

Passando agrotóxicos na plantação sem nenhuma proteção.

No corte de cana-de-açúcar.


Atividade de pesca:

Em condições em que eles tem que mergulhar com ou sem equipamento;

Na pega de iscar vivas;

em situações em que ela estão em contato com bactérias.

Essas são uma das formas de trabalho em que crianças do Brasil e do mundo se encontram muitas das vezes essas formas de trabalho é muito melhor que outras que existem pelo mundo.

Hoje em dia muitas das crianças ou quase todas trabalham em alguma dessas formas de trabalho infantil. No Brasil uma das formas mais cruéis de trabalho para crianças é em canavieiros, em minas de extrativismo de carvão, nas metalúrgicas com fornos quentes e entre outras coisas que entre essas fabricas possuem para produzir suas matérias.

Em um todo vendo tudo isso as pessoas acham que em lugares em que a criança trabalha como domestica acha que é melhor aquele trabalho do que o outro.

Em muitos lugares as pessoas alem de mal tratar as crianças elas também não deixam as crianças comer e nem descansar por isso que, em varias vezes as pessoas para quem essas crianças trabalham ameaçam e por isso elas não denunciam essas pessoas para a policia ou para as autoridades competentes, e com isso elas nunca acabaram de trabalhar.



O que é trabalho infantil?



Trabalho infantil é toda a forma de trabalho em que a criança menor de idade participa, mesmo querendo, ou até não querendo, Trabalho infantil escraviza as crianças, muitas crianças que trabalhão é a maioria das vezes na agricultura que é um dos trabalhos mais pesados para as crianças, muitas delas passam fome, os seus “donos” não tem pena dessas crianças um dos trabalhos na agricultura é a capinagem no solo a exposição ao sol sem nenhuma proteção esse ato pode causar graves doenças na pele, pois não tem nenhuma proteção então essas crianças podem ter câncer de pele muito facilmente quando elas forem mais velhas.

O Trabalho infantil é muito ‘cruel’ com algumas crianças, pois esse ato desonesto com as crianças pode dificultar a sua vida adulta, pois essa criança que trabalha hoje pode ter problemas psiquiátricos amanhã.

O Trabalho infantil é muito comum em paises subdesenvolvido, essas famílias não tendo dinheiro coloca essas crianças às vezes muito novas para trabalhar para ajudar sua família financeiramente, essas famílias geralmente possuem e muitos filhos.

Um dos trabalhos mais comuns de Trabalho infantil é a venda de doces, balas, e etc.

Principalmente nas grandes metrópoles onde o caso de famílias desempregadas é maior.

Legalmente essas famílias são responsáveis por essas crianças por isso os juizes não punem essas famílias. Por esse motivo pessoas maiores de idade contrata essas crianças para fazer trabalhos que eles não querem fazer, e mesmo que a justiça pegue essas pessoas e levem para o tribunal geralmente eles são advertidos com multas e penas mais geralmente essas penas de cadeia não são aplicadas nessas pessoas.

Trabalho infantil não é somente o trabalho mais pesado em lavouras e na agricultura e etc.A ausência na escola e ser obrigada a trabalhar como domestica na própria casa da sua família ou de outra família também é Trabalho infantil uma das historias que relata isso é a historia de Fernando Sabino ‘Na escuridão miserável’ ou ‘A menina dos fósforos’são um dos exemplos mais conhecidos pelas pessoas .

A historia da menina dos fósforos é muito marcante, pois mostra uma menina que em casa era espancada pelo seu pai se ela não conseguisse dinheiro para ele, até que um dia ela sai de casa em um frio terrível e acaba morrendo.

O Trabalho infantil no Brasil é um dos maiores do Mundo. O Ministério do trabalho luta contra essa forma tão ruim de trabalho para as crianças que deviam estar na escola em vez de ficar trabalhando.

O trabalho infantil vem diminuindo em alguns anos para agora em 2009 o governo está prometendo uma grande diminuição disse tipo de trabalho que está acabando com a infância das crianças que os especialistas afirmam que é onde a criança vê o que ela quer ser quando ele for maior de idade podendo fazer o que ela quiser.

E já que essa criança se-vê sendo mal tratada pelas pessoas mais velhas consequentemente ela também vai mal tratar as pessoas que quiserem ir contra vontade dele.


Um comentário: